Pedagogos espanhois propõem novas soluções e debates para a avaliação educacional


Avaliação educacional em debate
Santiago Castillo Arredondo e Jesús Cabrerizo Diago são
duas grandes referências para os debates sobre a
complexidade e a importância da avaliação de alunos no
ambiente escolar e universitário. Destes dois autores, a
Editora Unesp, em parceria com o IBPEX, lança Práticas
de avaliação educacional: materiais e instrumentos
(392 páginas, R$ 45) e Avaliação educacional e
promoção escolar (584 páginas, R$ 69), onde são
apresentadas soluções, aprimoramentos e ferramentas para
que a avaliação educacional seja mais justa e coerente
para os alunos e professores.

Desenvolvidos com base no sistema educacional espanhol,
as obras dialogam intensamente com o plano de educação do
Brasil, colocando sob perspectiva crítica as matérias
relacionadas com a avaliação dos mais diversos cursos de
magistério, como pedagogia, ciências sociais e educação
física. Deste modo, o educador brasileiro tem à sua
disposição o resultado de várias pesquisas desenvolvidas
nos últimos 15 anos nas universidades europeias, mas em
uma edição que facilita a aplicação dos conceitos no
contexto pedagógico nacional. Os dois volumes são
complementares, discutindo a avaliação educacional como
um processo de aprendizagem gradual, com objetivos e
metas fundamentais a serem cumpridas.

Em Práticas de avaliação educacional: materiais e
instrumentos, os autores apresentam aos docentes 153
instrumentos de avaliação, distribuídos em 14 categorias
distintas. Há também diversas sugestões de provas e de
tabelas, apresentadas como materiais que visam incentivar
os professores a enfrentar novos contextos avaliativos,
trabalhando de forma a reelaborar e construir novos
métodos de análise. 

Já Avaliação educacional e promoção escolar
enfatiza a necessidade de a escola se pautar em
referenciais significativos, trazendo à tona a
preocupação com o lado humano do aluno, considerando suas
possibilidades e limitações para desenvolver uma evolução
progressiva. Progressivamente, os oito tópicos propostos
em cada capítulo avançam em conhecimento, autonomia e
responsabilidade social e pessoal.

Sobre os autores - Santiago Castillo Arredondo é
doutor em Filosofia y Ciencia de la Educación  e
professor catedratico da Universidad Nacional de Educação
a Distância - UNED (Madri, Espanha). Coordena atualmente
na UNED o curso de mestrado em Formação do Professorado
em Docência e Pesquisa na Educação Secundária e Superior.
Jesús Cabrerizo Diago é doutor em Ciencias de la
Educación, professor associado da UNED, onde leciona para
Educação Social e para Psicopedagogia, e membro
participante dos programas de investigação e de ensino.

Títulos: Práticas de avaliação educacional:
materiais e instrumentos e Avaliação educacional e
promoção escolar
Autores: Santiago Castillo Arredondo e Jesús
Cabrerizo Diago
Tradução: Sandra Martha Dolinsky
Páginas: 392 e 584
Formato: 17 x 24 cm
ISBN: 978-85-7838-268-1 e 978-85-7838-267-4
Preço: R$ 45 e R$ 69
Data de publicação: 2009

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser
adquiridos pelo site www.editoraunesp.com.br ou telefone
(11) 3242-7171. Ramal 417

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