A arte se aproxima da ciência e da tecnologia para alterar a produção cultural contemporânea


Arte, ciência e tecnologia: passado, presente e desafios, lançamento da Editora Unesp em parceria com o Itaú Cultural, é o resultado do esforço coletivo de especialistas internacionais em muitas disciplinas, atuantes em variados campos de conhecimento. Atendendo ao convite recebido para realizar uma publicação no Brasil, somada a outras publicações internacionais, em diversos formatos de textos e material multimídia e em línguas diversas, eles trabalham com foco histórico na relação entre arte, ciência e tecnologia.

A antologia inclui convidados especiais que são referência histórica da relação entre arte, ciência e tecnologia no Brasil. O objetivo é colocar na história da arte, em nosso país, os elementos necessários e as estratégias que configuram as teorias desse campo de conhecimento, bem como artistas, instituições, tipos de documentação, a relação com os espaços de exposição/museus e coleções, metodologias adequadas ao estudo, especialmente pelas abordagens historiográficas, discussão de problemas científicos e as influências recíprocas nas trocas entre arte, ciência e tecnologia.

Os textos chamam a atenção para a necessidade urgente de se documentar estas novas práticas criativas, assim como fornecer plataformas teóricas para discuti-las e analisá-las. E estes pesquisadores, criadores e estudiosos na área de artemídia, referências históricas da relação arte, ciência e tecnologia, também observam o movimento inverso, de engenheiros e cientistas envolvidos na expressão cultural contemporânea. E não apenas os sistemas digitais, mas também campos como nanotecnologia, engenharia genética e exploração espacial são apropriados culturalmente.

Sobre a organizadora

Diana Maria Gallicchio Domingues é pós-doutora pelo ATI – Art & Technologies de l´Image, Université Paris VIII e Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. Artista, pesquisadora nível 1 CNPq, professora colaboradora na Universidade de Brasília , Programa de Pós-Graduação em Arte – Linha de pesquisa Arte e Tecnologia – Laboratório de pesquisa em Arte e Realidade Virtual. Entre os livros publicados pela Editora Unesp estão: Arte e vida no século XXI: tecnologia, ciência e criatividade (2003) e A arte no século XXI: a humanização das tecnologias (1997).

Título: Arte, ciência e tecnologia: passado, presente e desafios
Organizadora: Diana Maria Gallicchio Domingues
Páginas: 570
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 59,00
ISBN: 978-85-7139-895-5
Data de publicação: 2009

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 ou pelos sites: www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br

Visite o site da Editora UNESP – www.editoraunesp.com.br

Anúncios