Estudos – Previsibilidade de eventos meteorológicos extremos na Serra do Mar


A Serra do Mar é uma região de importância estratégica para o Estado de São Paulo, tanto pelo desenvolvimento sustentável, por abrigar as porções remanescentes da Mata Atlântica, quanto pelo desenvolvimento econômico favorecido pelas ferrovias, rodovias, dutovias e instalações industriais e portuárias. Entretanto, esta região sofre recorrentes deslizamentos nas suas encostas causando grandes prejuízos e várias mortes. Estes eventos são de natureza hidrometeorológica associados a uma região de serra com forte declividade e submetida a ações antrópicas. O presente projeto se propõe a desenvolver um sistema de monitoramento e previsão de riscos para a região da Serra do Mar. Para tanto, compõe-se de 6 subprojetos intitulados: (1) “Modelagem atmosférica em alta resolução de eventos extremos na Serra do Mar”, (2) “Acoplamento de um modelo atmosférico a um modelo hidrológico”, (3) “Características dos sistemas convectivos que resultam em eventos extremos na Serra do Mar”, (4) “Características de grande escala associadas a eventos extremos na Serra do Mar”, (5) “Desenvolvimento de um Sistema Semi-Automático de Previsões e Informações Hidrometeorológicas em Apoio ao Gerenciamento de Riscos na de Desastres Ambientais na Serra do Mar”, e (6) “Impacto das Informações de plataformas de coleta de dados hidrometeorológicos na previsão numérica para a Serra do Mar”.

O ambiente de grande escala atmosférica que configura situações de risco será identificado a partir de cálculos de parâmetros atmosféricos e por técnicas de agrupamento. O monitoramento do desenvolvimento, deslocamento e evolução das nuvens precipitantes utilizará imagens de satélite e técnicas de detecção das características morfológicas das nuvens de grande desenvolvimento vertical. Esta técnica produzirá previsões de curtíssimo prazo, menos que 12 h, conhecidas como “nowcasting”. Previsões de vento fornecidas pelo modelo de mesoescala poderão estender o prazo da previsão das nuvens convectivas precipitantes. Os eventos críticos serão simulados pelos modelos atmosférico Eta e hidrológico Topog. Nestas simulações serão testadas maiores resoluções horizontal e vertical, aproximação da dinâmica (hidrostático e não-hidrostático), as parametrizações de nuvens convectivas e estratiformes (microfísica) e a sensibilidade do modelo a diferentes tipos de cobertura da superfície. Estas simulações visam obter melhor configuração e ajuste do modelo para produzir previsões com até 72 h de antecedência. O modelo TOPOG produzirá previsões de vazão e indicará riscos de deslizamento e enchentes utilizando os dados observados. Este modelo será acoplado ao modelo atmosférico visando obter melhores previsões de chuva e vazão. Previsão por conjunto fornecerá a probabilidade de ocorrência de um evento. Propõe-se uma ampliação da rede de estações automáticas com medidas em tempo real para capturar a brisa marítima, as chuvas e o nível de alguns rios mais críticos da região. Estas medidas servirão não só para o monitoramento das chuvas, mas também para o melhor ajuste dos modelos numéricos e maior compreensão dos fenômenos. Um banco de dados com informações sócio-econômicas e de cobertura da superfície será implementado. Estas informações serão combinadas com as medidas em tempo real e com as previsões numéricas, e estarão disponíveis na internet através de um sistema de informações georreferenciadas de forma que as regiões e situações de risco sejam mais facilmente identificadas. Espera-se como resultado final um protótipo de um sistema de monitoramento e previsão de riscos na região da Serra do Mar.

Fonte: Projeto Serra do Mar – http://serradomar.cptec.inpe.br/

Referências bibliográficas sobre o assunto, acesse:

https://clinicadotexto.wordpress.com/guia-de-fontes-de-informacao/estudos-da-previsibilidade-de-eventos-meteorologicos-extremos-na-serra-do-mar/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s