Debates e Diversidade são a tônica do Encontro de Blogueiros Progressistas


Redação Revista Fórum [23 de agosto de 2010]

Terminou domingo (22.8) o I Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, realizado em São Paulo. O evento contou com 330 participantes de 19 estados brasileiros e discutiu diversos temas, desde formas de integrar mais os blogues, aprimorando a diversidade informativa, como questões referentes à defesa da neutralidade na rede e acesso público à banda larga.

Todos os relatórios dos seis grupos de trabalho foram aprovados por unanimidade. Um dos pontos consensuais foi a necessidade de difusão de conhecimentos a respeito das ferramentas utilizadas para blogar e das redes sociais, já que nem todos os blogueiros tem o mesmo nível de conhecimento técnico na área. A ideia é que oficinas sejam realizadas nos estados e uma cartilha sobre software livre será produzida para tornar o conceito mais próximo das pessoas. A lista dos blogues de todos os participantes será publicada na página eletrônica do Centro Barão de Itararé.

Outra das preocupações dos participantes foi pensar em formas de assegurar auxílio jurídico aos blogueiros, por meio da formação de uma rede de operadores do Direito. Isso tendo em vista que já existem notificações e mesmo ações judiciais promovidas por veículos da imprensa comercial, feitos com a intenção de cercear a liberdade de expressão de blogueiros que nem sempre têm condições financeiras de arcar com sua defesa.

A questão do financiamento também foi debatida e levantou-se a necessidade de mobilizar parte da sociedade civil progressista para apoiar os blogues, incluindo a conexão com iniciativas relacionadas à economia solidária.

Descentralização

Uma das polêmicas da plenária final foi acerca do adjetivo “progressistas” no título do evento. Mas, em votação, o nome acabou sendo mantido, garantindo um caráter mais aberto em relação à orientação dos blogues que podem participar. A carta aprovada também ratificou o caráter suprapartidário do evento.

A proposta é que o próximo Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas aconteça em um local que não seja São Paulo. Ele deve ocorrer em agosto de 2011, mas, antes encontros estaduais devem ser realizados.

A íntegra da carta aprovada no Encontro será publicada em breve.

Durante o Encontro, participaram representantes dos seguintes blogues, entre outros:

Acompanhe a seguir entrevista de Luiz Carlos Azenha concedida para a Revista Fórum.

Público quer saber o que pensam os blogueiros

Por André Rossi [20 de agosto de 2010]

O jornalista Luiz Carlos Azenha, do Vi o Mundo, fala à Fórum sobre o I Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, que começa hoje. Para ele, “o importante é que já existe um público que quer saber o que pensam os blogueiros, qual é a opinião deles. Isso é novo”.

Fórum – O que podemos esperar, em termos de contribuição para a democratização da comunicação no Brasil, do I Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas?

Luiz Carlos Azenha – Podemos esperar uma troca de informações pioneira para dar aos blogueiros novas ferramentas para desenvolvimento de seus espaços, articular pautas conjuntas e atuar colaborativamente na cobertura de temas desprezados pela grande mídia, seja por desinteresse comercial ou ideológico.

Fórum – Na sua opinião, os blogueiros hoje conseguem fugir da pauta da grande mídia ou ainda permanecem presos a ela?

Azenha – Alguns se pautam mais pela grande mídia, outros menos. Mas o importante é que já existe um público que quer saber o que pensam os blogueiros, qual é a opinião deles. Isso é novo.

Fórum – Como você analisa o papel das mídias sociais na circulação de informações no Brasil?

Azenha – Acho que é crescente e tem um papel distinto dos jornais impressos ou mesmo dos blogs: a informação que vem da mídia social em geral vem de amigos ou parentes e sua tendência é levá-la mais a sério.

Fórum – Em relação à campanha eleitoral de 2006, podemos considerar que a influência dos blogues é ainda maior no debate político?

Azenha – Com absoluta certeza, sim.

Fórum – O que fazer para que, depois do I Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, se efetive de fato uma rede de informações em âmbito nacional?

Azenha – Há, nesse debate, os centralizadores, acostumados a organizações de “comando e controle”, verticalizadas. Estou entre os horizontalistas. Aposto no trabalho colaborativo em rede, sem um “centro de poder”

Leia também:

O agregador do Encontro.

O Encontro dos Blogueiros Progressistas foi um sucesso.

1° Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas foi sucesso total.

Revista Caras visitou os bastidores do Encontro de Blogueiros.

José de Abreu: a direita não sabe se divertir.

Fotos do segundo dia do Encontro.

Galeria Pública do Encontro.

Missão cumprida.

Cloaca rouba a cena em encontro de blogueiros.

Apontamentos sobre o 1º Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas.

Geórgia: como financiar um blog.

Análise do I Encontro dos Blogueiros Progressistas.

Fonte: http://www.revistaforum.com.br/noticias/2010/08/23/os_debates_e_a_diversidade_do_encontro_dos_blogueiros_progressistas/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s