ENANCIB no RJ: Inovação e inclusão social: questões contemporâneas da informação, 25 a 28 de outubro


O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), desenvolvido através do convênio entre o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) do Ministério da Ciência e Tecnologia  (MCT) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é o anfitrião do XI ENANCIB – Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação – a ser realizado no Rio de Janeiro de 25 a 28 de outubro de 2010 – ano da celebração dos 40 anos de existência do PPGCI/IBICT.

Local: Rio de Janeiro, RJ – 25 a 28 Outubro 2010

O tema do XI ENANCIB, “Inovação e inclusão social: questões contemporâneas da informação”, procura refletir uma preocupação atual dos programas da área.

Este tema é relevante por usar dois pólos importantes sobre os quais transitam as atividades da área Ciência da Informação, no momento. Inovação e Inclusão Social são hoje fatores chave para a prosperidade de países, regiões e organizações. O tema é estratégico em várias áreas do conhecimento, desdobrando-se em múltiplos aspectos: tecnológicos, gerenciais, mas também sociais e políticos.  Entendida como um processo, a Inovação se desenvolve por meio da geração de conhecimentos, o que suscita questões muito próximas à Ciência da Informação, como a aprendizagem, os processos de interação entre os atores, as redes de informação, organização da informação, as políticas de inovação, para citar apenas algumas.

A finalidade de juntar esses dois aspectos é a de atualizar e inovar na área da informação trazendo para o cerne da discussão a problemática de reunir os avanços técnicos e a vontade de inovar na área da informação. Lançando a problemática de reunir os avanços técnicos e a vontade de inovar nos métodos de acesso, recuperação e disseminação, criando novos instrumentos e canais de comunicação, deve-se aproveitar os aspectos inovadores da tecnologia e fazer seu repasse com a preocupação de transferir tecnologia da informação. Esse processo permitirá acelerar as modalidades de absorção de novos conceitos, evidenciando um movimento inovador. Por outro lado, criando pólos de atração para o processo informativo e dando ênfase especial ao problema de inclusão social, se cria um tripé essencial para expandir a área de influência e a transparência do processo educativo e da transferência de conhecimento, desde os mais primários esquemas até ao incentivo a retirada do bloqueio do problema de comunicação pela Internet e a aquisição de conhecimento de fácil acesso como instrumento essencial à inclusão social através de programas novos e inovadores. A preocupação de fazer chegar a todos o acesso a Internet, com conhecimento do manejo desse instrumento, permitirá alcançar a cidadania e a igualdade de acesso à informação.

Considerando os enormes desafios que as questões contemporâneas provocam, o XI ENANCIB 2010 tem como objetivo estimular a produção científica da Ciência da Informação nos temas da Inovação e da Inclusão Social.

GRUPOS DE TRABALHO

GT 1: Estudos Históricos e Epistemológicos da Ciência da Informação

Estudos Históricos e Epistemológicos da Ciência da Informação. Constituição do campo científico e questões epistemológicas e históricas da Ciência da informação e seu objeto de estudo – a informação. Reflexões e discussões sobre a disciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, assim como a construção do conhecimento na área. Coordenadora:Prof. Dra. Lena Vania Ribeiro Pinheiro (IBICT)

GT 2: Organização e Representação do Conhecimento

Teorias, metodologias e práticas relacionadas à organização e preservação de documentos e da informação, enquanto conhecimento registrado e socializado, em ambiências informacionais tais como: arquivos, museus, bibliotecas e congêneres. Compreende, também, os estudos relacionados aos processos, produtos e instrumentos de representação do conhecimento (aqui incluindo o uso das tecnologias da informação) e as relações inter e transdisciplinares neles verificadas, além de aspectos relacionados às políticas de organização e preservação da memória institucional. Coordenadora:Profa. Dra. Maria Luiza de Almeida Campos (UFF)

GT 3: Mediação, Circulação e Apropriação da Informação

Estudo dos processos e das relações entre mediação, circulação e apropriação de informações, em diferentes contextos e tempos históricos, considerados em sua complexidade, dinamismo e abrangência,bem como relacionados à construção e ao avanço do campo científico da Ciência da Informação, compreendido em dimensões inter e transdisciplinares, envolvendo múltiplos saberes e temáticas, bem com contribuições teórico-metodológicas diversificadas em sua constituição. Coordenador: Prof. Dr. Edmir Perrotti (USP)

GT 4: Gestão da Informação e do Conhecimento nas Organizações

Gestão da informação, de sistemas, de unidades, de serviços, de produtos e de recursos informacionais. Estudos de fluxos, processos e uso da informação na perspectiva da gestão. Metodologias de estudos de usuários. Monitoramento ambiental e inteligência competitiva no contexto da Ciência da Informação. Redes organizacionais: estudo, análise e avaliação para a gestão. Gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional no contexto da Ciência da Informação. Tecnologias de Informação e comunicação aplicadas à gestão. Coordenador: Prof. Dra. Marta Lígia Pomim Valentim (UNESP)

GT 5: Política e Economia da Informação

Políticas de informação e suas expressões em diferentes campos. Sociedade da informação. Informação, Estado e governo. Propriedade intelectual. Acesso à informação. Economia política da informação e da comunicação; produção colaborativa. Informação, conhecimento e inovação. Inclusão informacional e inclusão digital. Coordenadora: Prof. Dra. Sarita Albagli (IBICT)

GT 6: Informação, Educação e Trabalho

Campo de trabalho informacional: atores, cenários, competências e habilidades requeridas. Organização, processos e relações de trabalho em unidades de informação. Sociedade do Conhecimento, tecnologia e trabalho. Saúde, mercado de trabalho e ética nas profissões da informação. Perfis de educação no campo informacional. Formação profissional: limites, campos disciplinares envolvidos, paradigmas educacionais predominantes e estudo comparado de modelos curriculares. O trabalho informacional como campo de pesquisas: abordagens e metodologias. Coordenadora: Profa. Dra. Helena Maria Tarchi Crivellari (UFMG)

GT 7: Produção e Comunicação da Informação em CT&I

Medição, mapeamento, diagnóstico e avaliação da informação nos processos de produção, armazenamento, comunicação e uso, em ciência, tecnologia e inovação.  Inclui análises e desenvolvimento de métodos e técnicas tais como bibliometria, cientometria, informetria, webometria, análise de rede e outros, assim como indicadores em CT&I. Coordenadora: Profa. Dra. Sônia Elisa Caregnato (UFRGS)

GT 8: Informação e Tecnologia

Estudos e pesquisas teórico-práticos sobre e para o desenvolvimento de tecnologias de informação e comunicação que envolvam os processos de geração, representação, armazenamento, recuperação, disseminação, uso, gestão, segurança e preservação da informação em ambientes digitais. Coordenadora: Profa. Dra. Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti (UNESP)

GT 9: Museu, Patrimônio e Informação

Análise das relações entre o Museu (fenômeno cultural), o Patrimônio (valor simbólico) e a Informação (processo), sob múltiplas perspectivas teóricas e práticas de análise. Museu, patrimônio e informação:  interações e representações. Patrimônio musealizado: aspectos informacionais e comunicacionais. Coordenadora: Prof. Dra. Diana Farjala Correia Lima (UNIRIO)

GT 10: Informação e Memória

Estudos sobre a relação entre os campos de conhecimento da Ciência da Informação e da Memória Social. Pesquisas transdisciplinares que envolvem conceitos, teorias e práticas do binômio ‘informação e memória’. Memória coletiva, coleções e colecionismo, discurso e memória. Representações sociais e conhecimento. Articulação entre arte, cultura, tecnologia, informação e memória, através de seus referenciais, na contemporaneidade. Preservação e virtualização da memória social. Coordenadora: Vera Dodebei (UNIRIO)

——————————————–

Fórum: Informação em Saúde: pesquisas, realizações e perspectivas

Discussões em torno da criação, brevemente, de um novo grupo, para cobrir a parte referente à Informação em Saúde, que devido às ações do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT) da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e a criação do Curso de Pós Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) trará novos mestrandos e doutorandos para juntar-se ao Grupo da ANCIB na elaboração de pesquisas nessa área. Será a primeira tentativa de discutir a área de informação e saúde e de fazer projetos para a criação desse Grupo Temático da ANCIB. Esse Fórum, que se reunirá pela primeira vez sob a Coordenação conjunta do IBICT e da FIOCRUZ discutirá o interesse desse Tema entre os sócios da Associação, e a possibilidade de ampliar o raio de ação das pesquisas tratadas nessa área.

PROGRAMAÇÃO

25 de Outubro – Segunda-Feira

Local: UNIRIO

9h00-12h00 – Credenciamento

9h00-12h00 – Fórum dos Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação e áreas afins  (restrita)

9h00-12h00 – Fórum dos Coordenadores de GT  (restrita)

12h00-14h00 – Almoço

Local: CPRM

14h00 – Abertura

Prof. Dr. Emir José Suaiden, Diretor Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)

Prof. Dr. Paulo Gadelha, Presidente Fundação Oswaldo Cruz, Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS)

Prof. Dr. Luiz Cleber Gak – Decano, Centro de Ciências Humanas (CCH) / Cursos de Graduação em Biblioteconomia, Museologia e Arquivologia da UNIRIO

Profª Dra. Araceli Cristina de Sousa Ferreira – Diretora Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) da UFRJ, Curso de Biblioteconomia e Gestão das Unidades de Informação

Profª Dra. Joana Coeli Ribeiro Garcia – Presidente Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB)

Profª Dra. Célia Ribeiro Zaher, Coordenadora Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Convênio IBICT/UFRJ

15h00 – Conferência “Inovação e Inclusão Social”, Professor Dr. Emir Suaiden – Diretor do IBICT

16h45 – Intervalo

17h00 – Conferência NICHOLAS BELKIN, Rutgers University.

18h45 – Homenagem aos 40 Anos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do IBICT – Profª Dra. Rosali Fernandez de Souza

19h00 – Coquetel (Saguão do CPRM)

26 de Outubro – Terça feira

Local: UNIRIO

9h00-12h00 – Apresentação de trabalhos nos GTs

GT 1: Estudos Históricos e Epistemológicos da Ciência da Informação

GT 2: Organização e Representação do Conhecimento

GT 3: Mediação, Circulação e Apropriação da Informação

GT 4: Gestão da Informação e do Conhecimento nas Organizações

GT 5: Política e Economia da Informação

GT 6: Informação, Educação e Trabalho

GT 7: Produção e Comunicação da Informação em CT&I

GT 8: Informação e Tecnologia

GT 9: Museu, Patrimônio e Informação

GT10: Informação e Memória

Exposição de Pôsteres

Fórum: Informação em Saúde: pesquisas, realizações e perspectivas

12h00-14h00 – Almoço

13h00-18h00 – Apresentação de trabalhos nos GTs

GT 1: Estudos Históricos e Epistemológicos da Ciência da Informação

GT 2: Organização e Representação do Conhecimento

GT 3: Mediação, Circulação e Apropriação da Informação

GT 4: Gestão da Informação e do Conhecimento nas Organizações

GT 5: Política e Economia da Informação

GT 6: Informação, Educação e Trabalho

GT 7: Produção e Comunicação da Informação em CT&I

GT 8: Informação e Tecnologia

GT 9: Museu, Patrimônio e Informação

GT10: Informação e Memória

Exposição de Pôsteres

Fórum: Informação em Saúde: pesquisas, realizações e perspectivas

18h30-20h30: Reunião conjunta dos Coordenadores de GT e Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação e áreas afins CAPES e CNPq (restrita)

27 de Outubro – Quarta Feira

Local: UNIRIO

9h00-12h00 – Apresentação de trabalhos nos GTs

GT 1: Estudos Históricos e Epistemológicos da Ciência da Informação

GT 2: Organização e Representação do Conhecimento

GT 3: Mediação, Circulação e Apropriação da Informação

GT 4: Gestão da Informação e do Conhecimento nas Organizações

GT 5: Política e Economia da Informação

GT 6: Informação, Educação e Trabalho

GT 7: Produção e Comunicação da Informação em CT&I

GT 8: Informação e Tecnologia

GT 9: Museu, Patrimônio e Informação

GT10: Informação e Memória

Exposição de Pôsteres

Fórum: Informação em Saúde: pesquisas, realizações e perspectivas

12h00-14h00 – Almoço

14h00-18h00 – Apresentação de trabalhos nos GTs

GT 1: Estudos Históricos e Epistemológicos da Ciência da Informação

GT 2: Organização e Representação do Conhecimento

GT 3: Mediação, Circulação e Apropriação da Informação

GT 4: Gestão da Informação e do Conhecimento nas Organizações

GT 5: Política e Economia da Informação

GT 6: Informação, Educação e Trabalho

GT 7: Produção e Comunicação da Informação em CT&I

GT 8: Informação e Tecnologia

GT 9: Museu, Patrimônio e Informação

GT10: Informação e Memória

Exposição de Pôsteres

Fórum: Informação em Saúde: pesquisas, realizações e perspectivas

28 de Outubro – Quinta Feira

Local: UNIRIO

09h00-12h00 – Apresentação de trabalhos nos GTs

GT 1: Estudos Históricos e Epistemológicos da Ciência da Informação

GT 2: Organização e Representação do Conhecimento

GT 3: Mediação, Circulação e Apropriação da Informação

GT 4: Gestão da Informação e do Conhecimento nas Organizações

GT 5: Política e Economia da Informação

GT 6: Informação, Educação e Trabalho

GT 7: Produção e Comunicação da Informação em CT&I

GT 8: Informação e Tecnologia

GT 9: Museu, Patrimônio e Informação

GT10: Informação e Memória

Exposição de Pôsteres

12h00-14h00 – Almoço

Local: CPRM

13h00-14h00 – Reunião dos Coordenadores de Grupos de Trabalho (restrita)

14h00-18h00 – Assembléia Geral da ANCIB

Prêmio ANCIB

Eleição da nova Diretoria da ANCIB

Relatório Geral do XI ENANCIB

18h00 – Encerramento e anúncio do local do XII ENANCIB

Fonte: http://congresso.ibict.br/index.php/enancib/xienancib/schedConf/program

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s