Camburi se previne contra o “bicho de pé”!


A Prefeitura de Ubatuba, por meio da equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizou durante a última semana um trabalho de conscientização e prevenção contra a pulga Tunga penetrans, mais conhecida como “bicho de pé”. O trabalho dá continuidade às ações realizadas na comunidade do Camburi em fevereiro deste ano. Como forma de prevenção, o CCZ, em parceria com o PSF, aplicou medicamento nos cães e conversou com os moradores sobre os cuidados para não se tornar hospedeiro deste inseto que causa coceiras e dor nos pés. No total, foram tratados 70 animais. A equipe da Administração Regional Norte aplicou veneno no ambiente, para evitar contaminações. Segundo a veterinária Márcia Araújo, no caso do bicho de pé, não é necessário que se faça este tipo de trabalho no município todo. “Neste caso, fazemos o trabalho de prevenção apenas nas áreas em que já foram registrados históricos de casos”, explica a veterinária.

O bicho de pé, quando adulto (machos e fêmeas virgens) vive em lugares de solo arenoso, quente e seco. Seu ambiente natural, geralmente, são os chiqueiros, já que os porcos são seu hospedeiro principal. Quando não há porcos, o parasita se instala sob a pele de cães e seres humanos. Esta é a menor pulga que existe. Ela se alimenta exclusivamente de sangue. A fêmea grávida penetra na pele do hospedeiro (seja porco, cão ou humano), deixando apenas um orifício para respirar.

Centro de Zoonoses em Camburi - continuidade ao trabalho de prevenção contra bicho de pé.

Com o acúmulo de ovos em seu abdômem, ela se expande até atingir o tamanho de uma ervilha, depois deposita seus ovos em chão úmido e sombreado, iniciando novamente o ciclo e dando origem a novos bichos de pé. Depois de 15 dias dentro da pele, a fêmea é expulsa através de uma reação inflamatória natural do corpo. A prevenção é feita tratando os animais domésticos e aplicando produtos químicos para o tratamento do ambiente. Usar sapatos também impede a infecção.

Fonte: http://www.jornalagitoubatuba.com.br/noticia.php?id=1710

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s