Universidade Pés Descalços – construída e gerida por pobres e para os pobres!


Em Rajasthan, na Índia, Sanjit Bunker Roy foi o fundador do Barefoot College – a Universidade Pés Descalços – que ensina mulheres e homens do meio rural (muitos deles analfabetos) a tornarem-se Engenheiros Solares, Artesãos, Dentistas e Médicos nas suas próprias aldeias. Esta é a história de um homem rico e da mais alta elite na Índia que, contrariando seus pais e a sociedade, escolheu trabalhar com os ”pobres” (os excluídos) e educá-los na ”Universidade da Vida”, ajudando-os a tornarem-se comunidades autossuficientes!

O empreendedor social indiano, Bunker Roy, nasceu em “berço de ouro”, filho de família da mais alta elite indiana, foi criado nos melhores colégios e formado pelas melhores e mais caras Universidades, mas cansou-se de ver tanta injustiça e as pessoas sendo negligenciadas, excluídas e desconsideradas na sociedade. Bunker Roy resolveu rejeitar a vida privilegiada que sua família lhe tinha planejado e foi viver em uma aldeia a fim de experimentar a “vida dos pobres”.

Para compartilhar com os amigos e difundir este exemplo de lição de vida a ser seguido, disponibilizamos link do vídeo “Bunker Roy – Aprendendo com os pés descalços“‘ – Legendado em Português

http://vimeo.com/m/34484169

A Universidade Pés Descalços é um espaço destinado a ensinar mulheres e homens do meio rural a tornarem-se Engenheiros Solares, Artesãos, Dentistas e Médicos nas suas próprias aldeias. Hoje atua como uma ONG que tem como objetivo resolver problemas nas comunidades rurais, equipando pessoas pobres com as habilidades e o conhecimento necessário para torná-las autossuficientes e sustentáveis. A Universidade Pés Descalços é a única no mundo, construída pelos “pobres”, para os pobres e gerida pelos pobres que ganham menos de U$ 1 por dia. O colégio segue o estilo de trabalho e estilo de vida de Mahatma Gandhi. Desde 1972, mais de 20 faculdades Barefoot foram criadas em mais de 13 estados indianos. Identificado pelo The Guardian, em janeiro de 2008, como um dos 50 ambientalistas no mundo que poderia ajudar a salvar o planeta e ,em abril de 2010, reconhecido pela revista Time Magazine’s como uma das 100 pessoas mais influentes no mundo, Bunker Roy, hoje compartilha suas experiências em palestras públicas gratuitas que realiza.

 

Anúncios

Um pensamento sobre “Universidade Pés Descalços – construída e gerida por pobres e para os pobres!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s