Etnográfico

Resumo: Estudo de caráter etnográfico tendo em vista descrição de elementos do processo de apropriação social de informação e memória coletiva em culturas quilombolas, a partir da implantação de dispositivo cultural e infoeducacional na Escolinha Jambeiro (Cambury, Ubatuba-SP), entendido como indispensável ao uso e produção de novos conhecimentos pela comunidade local.

Palavras-chave: Infoeducação. Mediação cultural. Quilombolas. Dispositivos dialógicos.

Abordagem metodológica

A estratégia combinada de pesquisa etnográfica e pesquisa colaborativa busca estudar dimensões significativas de dispositivos de informação e comunicação, adequadas à realidade sociocultural, ambiental e econômica da comunidade quilombola de Cambury: entorno, expressões culturais, participação, deficiências, desafios etc. O passo importante será a implantação de dispositivos dialógicos de informação e comunicação (DDIC) para produção e preservação da memória coletiva local, construídos em processo colaborativo. O êxito do projeto dependerá do diálogo e das negociações junto aos quilombolas, bem como das mudanças e sugestões dos atores sociais que se apropriarão dos DDICs. Pretende liberar as iniciativas coletivas, dando maior espaço aos sujeitos do saber, a fim de suscitar reações de todo tipo, engajamento, resistência, crítica, diálogo e negociação.

Os principais momentos a serem contemplados pela abordagem metodológica são os seguintes:

a) Pesquisa etnográfica para reconhecimento e estudo do processo de apropriação social do conhecimento na comunidade quilombola de Cambury;

b) Estudo de dispositivos dialógicos de informação e comunicação adequados ao contexto local de mediação cultural;

c) Estudo dos saberes tradicionais quilombolas e suas dimensões significativas;

d) Desenho, construção e implementação de Programa de Infoeducação na Escolinha Jambeiro, Quilombo de Cambury, Ubatuba-SP (Foto).

Escolinha Jambeiro – Ponto de Cultura Quilombola do Cambury, Ubatuba-SP

Deixe um comentário