Teses ABPN

ALEXANDRE, Marco Antônio. Juan Radrigán e Plínio Marcos: Contextos e textos dramáticos/espetaculares. Tese (Doutorado em  Letras ) – UFMG. Belo Horizonte, 2004.

ALVES, Simone Silva. Saberes das Mulheres Veteranas na Economia Solidária: Sororidade a Outra Educação! Dissertação (Mestrado em Educação) – UFRGS, Porto Alegre, 2014.

ANDRADE, Maira Pires. Qual África? A história das Áfricas e as práticas de ensino na Udesc (2000-2015). Dissertação (Mestrado História) – UESC. Florianópolis, 2017.

ARAÚJO, Edna Maria de. Mortalidade por causas externas e raça/cor da pele: uma das expressões das desigualdades sociais. Tese (Doutorado em Saúde Pública) – UFBA. Bahia, 2007.

ARAUJO, Osvaldina dos Santos. Fronteiras em movimento e intercâmbios econômico-sexuais: dinâmica de mobilidade de brasileiras no Suriname, trânsitos na Guiana e na Guiana Francesa. Tese (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Área do Conhecimento Sociologia) – USP, 2017.

BARROS, Zelinda dos Santos. Implicações da formação a distância para o ensino de História e Cultura Afro-brasileiras. Tese (Doutorado em Estudos Étnicos e Africanos) UFBA, Bahia, 2013.

BOTELHO, Denise Maria. Educação e Orixás: Processos Educativos no Ilê Axé Iya Mi Agba. Tese (Doutorado Educação), USP, São Paulo, 2005.

CARNEIRO, Mulheres e Educação: Gênero, Raça e Identidades. Dissertação (Mestrado em Educação) – UFSC, São Carlos, 2005.

CARVALHO, Thaís Regina de. Políticas de promoção da igualdade racial na rede municipal de educação infantil de Florianópolis. Dissertação (Mestrado em Educação) – UFPR. Curitiba,2013.

CLÍMACO, Veríssima Dilma Nunes. Territórios e indentidades das comunidades remanescentes de quilombos da Agrovila Peru do Município de Alcântara – MA. Dissertação (Mestrado em Ambiente e Desenvolvimento) – UNIVATES, Lajeado, dezembro, 2014.

CONCEIÇÃO, Maria Telvira da, Interrogando Discursos Raciais em Livros Didáticos de História: entre Brasil e Moçambique – 1950 – 1995. Tese (Doutorado em História Social) – PUC/SP, São Paulo, 2015.

CORDEIRO, Maria José de Jesus Alves. Negros e indígenas cotistas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul: desempenho acadêmico do ingresso à conclusão de curso. 2008. 260 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.

COUTO, Aiala Colares de Oliveira. Do Poder das Redes às Redes do Poder: Necropolítica e Configurações Territoriais Sobrepostos do Narcotráfico na metrópole de Belém-PA. Tese (Doutorado em Ciências do Desenvolvimento Socioambiental) – UFPA, Belém, 2018.

D’ABREU, João Vilhete Viegas. Integração de dispositivos mecatronicos para ensino-aprendizagem de conceitos na area de automação. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) – UNICAMP. Campinas, 2002.

DAMIÃO, Flávia de Jesus. Primeira infância, afrodescendência e educação no Arraial do Retiro. Dissertação (Mestrado em Educação) – UFCE. Fortaleza, 2007.

DA SILVA, Paulo Sérgio. Contornos Pedagógicos de uma educação Escolar Quilombola. Tese (Doutorado em Educação ) – UFRS. Porto Alegre, 2013.

DANTAS, Luís Thiago Freire. Filosofia desde África : perspectivas descoloniais. Tese (Doutorado em Filosofia) – UFPR, Curitiba, 2018.

DIAS, Luciana de Oliveira. Intersubjetividades Constitutivas das Identidades Étnico-Raciais e de Gênero nos Espaços Escolares de Contextos Urbanos do Brasil e México. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – CEPPAC, Brasília, dezembro, 2008.

DRUMOND, Juliana da Silva. O gabinete de 2 de fevereiro de 1844 e o seu papel no processo de consolidação monárquica.  Dissertação de Mestrado em História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, Rio de Janeiro, 2017.

ESCOBAR, Giane Vargas. Clubes Sociais Negros: lugares de memória, resistência negra, patrimônio e potencial. Dissertação (Mestrado em Patrimônio Cultural) – UFSM. Santa Maria, 2010.

FAUSTINO, Deivison Mendes. “Por que Fanon? Por que agora?”: Frantz Fanon e os fanonismos no Brasil. Tese (Doutorado em Sociologia) – UFSC, setembro, 2015.

FERREIRA, Michele Guerreiro. Sentidos da educação das relações étnico-raciais nas práticas curriculares de professores (a)s de escolas localizadas no meio rural. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2013.

FRANCO, Lara Luisa Silva Gomes. Educação quilombola, resistência e empoderamento: estudo na comunidade quilombola de São Domingos em Paracatu – MG Dissertação (Mestrado em Educação) – UFU, Uberlândia, 2018.

FRANCO, Marielle. UPP – A Redução da Favela a três letras: uma análise da política de segurança público do Estado do Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado em Administração) – UERJ, Niteroi, 2014.

GALINDO, Monica Abrantes. O professor da escola básica e o estágio supervisionado: sentidos atribuídos e a formação inicial docente. Tese (Doutorado em Educação) – USP. São Paulo, 2012.

GALINDO, Monica Abrantes. Melhorias do ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental: contribuições e limites de um Projeto colaborativo. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências ) – USP. São Paulo, 2007.

GUALBERTO, Juliana das Graças Gonçalves. Educação escolar de adolescentes em contextos de privação de liberdade: um estudo de política educacional em escola de centro socialeducativo. Dissertação (Mestrado em Educação) – UCMG. Belo Horizonte, 2011.

GUIMARÃES, Maristela Abadia. O “Eu” Confronto o “Outro”: O que (Re) velam as Manifestações de Brasileiros sobre Haitianos nas Mídias e Redes Sociais Digitais, Tese (Doutorado em Educação) – UFMT, Cuiabá, março, 2017.

JESUS, Marize Conceição de. O Legado da Militância Negra Pós-64 para a Democratização das Relações Étnico-Raciais.  Dissertação (Mestrado em Edução) – UFRRJ, Rio de Janeiro, junho, 2015.

JOVINO, Ione da Silva. As Minas e os Manos têm a palavra. Dissertação (Mestrado em Educação) – UFSC, São Carlos, 2005.

JOVINO, Ione da Silva. Crianças Negras em Imagens do Século XIX. Tese (Doutorado em Educação) – UFSC, São Carlos, 2010.

JÚNIOR, Jair Fortunato Borges. Resiliência e sucesso escolar: um estudo de caso com afrodescendente no ensino público. Dissertação (Mestrado em Educação)  – Centro Universitário Moura Lacerda, Ribeirão Preto, 2009.

LACERDA, Roberto dos Santos. Territorialidade, saúde e meio ambiente : conexões, saberes e práticas em comunidades quilombolas de Sergipe Tese (Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente)  – UFS, São Cristovão, 2017.

LEAL, Cláudio Luis Dias. Aproveitamento do bagaço de cana de açúcar em misturas asfálticas.  Tese (Doutorado em Engenharia Civil)  – UFF, Niteroi, 2013

LIMA, Fabiana Ferreira de. A inserção da temática étnico-racial em um currículo do curso de pedagogia: trajetórias e colaborações. Dissertação (Mestrado em Educação) – UNIRIO. Rio de Janeiro, 2016.

LIMA, Maria Roseane Corrêa Pinto. Barbadiano Negros e Estrangeiros – Trabalho, racismo, identidade e memória em Belém de início do século XX. Tese (Doutorado  em História) – Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2013.

LUCINDO, Willian Robson Soares. Educação no Pós Abolição: Um estudo sobre as propostas educacionais de afrodescendentes (São Paulo / 1918-1931). Dissertação (Mestrado em História) – UDESC, Florianópolis, 2010.

LUIGI, André Santos, O Ensino de História da África: Interfaces entre a Legislação Federal e o Currículo de História do Estado de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Educação) – UFSC, Sorocaba, 2015

MATTOS, Wilson Roberto de. Negros contra a ordem: Astúcias, resistências e liberdades possíveis (Salvador, 1850 – 1888). Tese (Doutorado) – UFBA. Bahia, 2008.

MENDES, Valdeci Silva. Aprendizagem da Arte e Ciência do Cuidar em Enfermagem na UFMT: uma abordagem étnico-racial. Dissertação (Mestrado em Educação ) – UFMT. Cuiabá, 2015.

Morais, Cândida Andrade de. Educação social e políticas de juventude no Brasil e Portugal: experiências de jovens afrodescendentes. Tese (Doutorado em Educação) – UFBA. Salvador, 2017.

MONTEIRO, Elisa Nunes. RUÍDO EM MOVIMENTO A trajetória de uma educadora negra no curso de Dança – Licenciatura. Monografia (Licenciatura em Dança), UFMG, 2018.

MOREIRA, Anália de Jesus. A cultura corporal e a Lei n. 10.639/03: um estudo sobre os impactos da lei no ensino de Educação Física em Salvador. Dissertação (Mestrado em Educação) – UFBA. Bahia, 2008.

NASCIMENTO, Tiago Heliodoro. O direito de disputa: Uma etnografia na casa de Afonso Pena. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – UFMG. Belo Horizonte, 2017.

NAMONE, Dabana. A luta pela independência na Guiné-Bissau e os caminhos do projeto educativo do PAIGC: etnicidade como problema na construção de uma identidade nacional. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), Araraquara, 2014.

NUNES, Mighian Danae Ferreira. Mandingas da infância: as culturas das crianças pequenas na escola municipal Malê Debalê, em Salvador (BA). Tese (Doutorado Educação) – USP. São Paulo, 2017.

OLIVEIRA, Alexandre César Gilsogamo Gomes de. Poder e aprendizado: história de uma escola periférica. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – USP. São Paulo, 2015.

OLIVEIRA, Jusciele Conceição Almeida de. Tempos de paz e guerra: dilemas da contemporaneidade no filme Nha fala do cineasta Flora Gomes. Dissertação (Mestrado em Literatura e Cultura), UFBA, Salvador, 2013.

OLIVEIRA, Márcio Roberto da Silva. Superfícies super-hidrofóbicas obtidas através de microestruturas litografadas. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) – USP. São Paulo, 2011.

PANTA, Mariana Aparecida dos Santos. RELAÇÕES RACIAIS E SEGREGAÇÃO URBANA: TRAJETÓRIAS NEGRAS NA CIDADE. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências, 2018.

PERES, Érica de Sousa. Crianças quilombolas marajoaras: saberes e vivências lúdica. Dissertação (Mestrado em Educação), UEPA,Bélem, 2018.

PIMENTA, Scyla Pinto Costa. Short curtinho e barriga de fora: experiência de corpo e avaliações estéticas de mulheres de um bairro periférico de Salvador. Dissertação (Mestrado Ciências Sociais) – UFBA. Salvador, 2008.

PLÍNIO DOS SANTOS, Carlos Alexandre B. Quilombo Tapuio (PI): terra de memória e identidade. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade de Brasília, Brasília, 2006.

PLÍNIO DOS SANTOS, Carlos Alexandre B. Fiéis descendentes: redes-irmandades na pós-abolição entre as comunidades negras rurais sul-matogrossensesTese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade de Brasília, Brasília, 2010.

PORTELA, Daniela Fagundes. Iniciativas de atendimento para crianças negras na província de São Paulo (1871-1888). Dissertação (Mestrado em Educação) – USP, São Paulo, 2012.

QUADROS, Marta Campos de. Tá ligado?! : práticas de escuta de jovens urbanos contemporâneos e panoramas sonoros na metrópole, uma pauta para a educação. Tese (Doutorado em Educação) – UFRGS, Porto Alegre, 2011.

REIS, Maria da Conceição dos. EDUCAÇÃO, IDENTIDADE E HISTÓRIA DE VIDA DE PESSOAS NEGRAS DOUTORAS DO BRASIL. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Educação, 2012.

ROSA, Patricia Lima Ferreira Santa. Mulheres negras, o cuidado com a saúde e as barreira na busca por assistência: estudo etnográfico em uma comunidade de baixa renda. Dissertação (Mestrado em Ciências) – USP, Dissertação (Mestrado em Enfermagem), 2013.

SANTANA, Bruno Silva. Trajetória de um Homem Trans no Curso de Licenciatura em Educação Física na Universidade Pública: Uma Narrativa Subversiva. Licenciatura em Educação Física – UEFS, Feira de Santana, 2017.

SANTANA FILHO, Diosmar Marcelino de. A geopolítica do Estado Nacional e a territorialidade quilombola na Bahia no sec. XXI. Dissertação (Mestrado em Geografia ) – UFBA. Bahia, 2014.

SANTOS, Adilson Pereira dos. Implementação da Lei de Cotas em três universidades federais mineiras. Tese ( Doutorado em Educação) – UFMG. Belo Horizonte, 2018.

SANTOS, Ana Paula Medeiros Teixeira dos. Tranças, Turbantes E Empoderamento De Mulheres Negras: Artefatos De Moda Como Tecnologias De Gênero E Raça No Evento Afro Chic. Dissertação (Mestrado Tecnologia e Sociedade) – UTFPR. Curitiba 2017.

SANTOS, Edy Lawson Silva. RELAÇÕES RACIAIS E EMPREENDEDORISMO: um estudo sobre negros empreendedores na região metropolitana do Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado em Administração) – UFG. Goiânia, 2017.

SANTOS, Luane Bento dos. Para além da estética: uma abordagem etnomatemática para a cultura de trançar cabelos nos grupos afro-brasileiros. Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Relações Etnicorraciais, CEFET/RJ, Rio de Janeiro, 2013.

SANTOS, Edison Luís dos. Estação memória Cambury: mediação cultural com os parceiros do rio que muda. 2013. Dissertação (Mestrado em Cultura e Informação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-19112013-161748/publico/EDISONSANTOS.pdf

SANTOS, Edison Luís dos. Veredas da informação em culturas de tradição oral: a esfera encantada das bibliotecas vivas. 2018. Tese (Doutorado em Cultura e Informação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-02102018-163618/publico/SantosEdsonLuis.pdf.

SANTOS, Edison Luís dos. Infoeducação e cultura quilombola: uma perspectiva de diálogo entre sujeitos e saberes. In: Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 3, n. 6, p. 95-111, fev. 2012. ISSN 2177-2770. Disponível em: <http://abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/354>. Acesso em: 08 nov. 2018.

SANTOS, Francineide Marques da Conceição. Direitos Humanos e a prática educativa tradicional da Capoeira Angola. Dissertação (Mestrado em Educação) – UFRPE, Recife, 2017.

SANTOS, Ineildes Calheiro dos. As mulheres árbitras de futebol: um estudo sobre tecnologias de gênero e perspectivas da divisão sexual do trabalho. Dissertação (Mestrado em Crítica Cultural) – UNEB, Alagoinhas, 2016.

SANTOS, Luis Carlos. Justiça como ancestralidade (recurso eletrônico): em torno de uma filosofia da educação brasileira. Dissertação (Mestrado em Educação) – UFB, Bahia, 2014.

SANTOS, Rodison Roberto. Igualdade, Liberdade e Instrução Pública em Condorcet. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – USP, São Paulo, 2007.

SANTOS, Sales Augusto dos. A FORMAÇÃO DO MERCADO DE TRABALHO LIVRE EM SÃO PAULO: TENSÕES RACIAIS E MARGINALIZAÇÃO SOCIAL. Dissertação de Mestrado em Sociologia. Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Sociologia, Universidade de Brasília, Brasília, DF, 1997.

SANTOS, Sales Augusto dos. Movimentos negros, educação e ações afirmativas. 2007. 554 f. Tese (Doutorado)-Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2007.

SANTOS, Terezinha Oliveira.  CONFIGURAÇÕES IDENTITÁRIAS NUMA TURMA DE EJA: UMA LEITURA PARA ALÉM DAS MARGENS. Dissertação (Mestrado em LETRAS E LINGUÍSTICA – Universidade Federal da Bahia, Instituto de Letras, 2007.

SANTOS, Rodison Roberto. O conceito de república em Condorcet. Tese (Doutorado em Filosofia) – USP, São Paulo, 2013.

SILVA, Antônio Batista da. Discursos étnico-raciais proferidos por pesquisadores/as negros/as na pós-graduação: acesso, permanência, apoios e barreiras. Tese (Doutorado em  Psicologia Social) – PUC-SP. São Paulo,2015.

SILVA, Caio Ricardo Faiad da. Estudo Experimental e Teórico das Constantes de Acoplamento nJch (n=1,2,3) em adamantanos e substituídos. Dissertação (Mestrado em Química) – UNICAMP. Campinas,2011.

SILVA, Cláudia de Oliveira da Silva. Construindo o pertencimento afroquilombola através das constribuições da pretagogia no quilombo de Serra do Juá – Caucaia/CE. Dissertação (Mestrado em Educação) – UFCE. Fortaleza, 2012.

SILVA, Getúlio Rocha. Cultura e Matemática, diálogos com as diferenças: um estudo de caso da etnomatemática do Assentamento Rural Natur de Assis.  Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) – UFB, Bahia, 2012. 184p.

SILVA, Joyce Gonçalves da. “Nós também somos belas” A construção social do corpo e da beleza em mulheres negras. Dissertação (Mestrado em Relações Étnico-raciais) – CEFET/RJ. Rio de Janeiro, dezembro 2015.

SILVA, José Bonifácio Alves da. As/Os docentes de História da escolarização básica e a (des/re)construção das identidades negras. Dissertação (Mestrado em Educação) – UCDB. Campo Grande, 2013.

SILVA, José Bonifácio Alves da. Representações acerca das identidades brancas no currículo de um curso de Licenciatura em História do Paraná. Tese (Doutorado em Educação) – UCDB. Campo Grande, 2018

SILVA, Neilson José da. O SIGNIFICADO DO ESTOICISMO NA CRÍTICA DA RAZÃO PRÁTICA DE KANT. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – UFMG, Belo Horizonte, 2013.

SILVA, Paulo Sergio da. Políticas públicas e mediação social na comunidade remanescente de quilombos de Casca-Mostardas, RS. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural) – UFRGS, Porto Alegre, 2007.

SILVA, Paulo Sergio da. Contornos pedagógicos de uma educação escolar quilombola. Tese (Doutorado em Educação) – UFRGS, Porto Alegre, 2013.

SILVA, Priscila Elisabete da. Um projeto civilizatório e regenerador: análise sobre raça no projeto da Universidade de São Paulo (1900 – 1940). Tese (Doutorado em Educação) – USP/SP. São Paulo 2015.

SILVA, Andréia Rosalina. Associação José do Patrocínio Dimensões Educativas do Associativismo Negro Entre 1950 e 1960 em Belo Horizonte- Minas Gerais. Dissertação – (Mestrado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Belo Horizonte, 2010.

SOARES, do Carmo, Michel. .Pondo na roda as metapragmáticas do amário gay. Dissertação (Mestrado em Letra e Linguística) – UFG, Goiânia, agosto, 2017.

SOUSA, Ricardo Costa de. História da Educação da População Negra no Município de Alcântara – MA. Dissertação (Mestrado em Educação) – UFRS, Porto Alegre, 2014.

SOUSA, Ricardo Costa de. História da Educação da População Negra no Município de Alcântara – MA. Dissertação (Mestrado em Educação) – UFRS, Porto Alegre, 2014.

SOUZA, Ana Lúcia Silva. Letramento de Reexistência: Culturas e Identidades no Movimento Hip Hop. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2009.

SOUZA, Gustavo Tanus Cesario. Processos de mobilização quilombola: a ACONERUQ e o MOQUIBOM no Maranhão. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.

SOUZA, Antônio José de. Identidades e Cultura Afro-Brasileira na Docência da Roça: Documentos de Referência para a Educação Básica. Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade ) – UEB. Jacobina – Bahia, 2016.

SOUZA, Rosana Machado. Teatro Negro e Educação: entre políticas e corporeidades. Dissertação (Mestrado em Artes) – UFMG. Belo Horizonte, 2016.

TRINDADE, Luiz Valério de Paula. Participação e representação social de indivíduos afro-descendentes retratados em anúncios publicitários de revistas 1968-2006. Dissertação (Mestrado em Administração ) – Universidade Nove de Julho. São Paulo, 2008.

VALÉRIO, Andréa Leite Ribeiro. (Mal)Dita Libertade e Cidadania – A redução de danos em questão. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais e Cidadania) – Universidade Católica do Salvador. Salvador, 2010.

VIANA, Wagner Leite. TIPOTRETALETRA: sobre arapucas, pesquisa, mukambus ou suporte. Tese  (Doutorado em Artes Visuais) – Universidade de São Paulo. São Paulo, 2015.

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FONTE: https://www.abpn.org.br/banco-de-teses